sábado, 1 de outubro de 2011

Outubro

Vamos começar outubro com música - Outubro - do espetacular, maravilhoso Milton Nascimento (de quebra, Wagner Tiso):


O Milton (olha a intimidade) nasceu no dia 26 de outubro de 1942, no Rio de Janeiro.

Outubro é o décimo mês do ano, mas tem esse nome porque no antigo calendário romano era o oitavo mês (octo, em latim). Com a reforma feita por Júlio César (calendário juliano) e, posteriormente, com a modificação feita pelo papa Gregório XIII (calendário gregoriano) outubro passou a ser o décimo mês.

Em outubro acontece muita coisa. No dia 12, no Brasil e nos países de fala espanhola a festa é grande. Aqui, festeja-se Nossa Senhora Aparecida, padroeira, e comemora-se o Dia das Crianças; nos diversos países, comemora-se o Día de la Hispanidad, já que essa data relembra a chegada de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo. Vai o Vangelis com a música do filme 1492 , lançado em 1992 (500 anos da data), de Ridley Scott (só não deu para engolir a Sigourney Weaver de rainha Isabel,a Católica - nada a ver). Já estou eu elucubrando, ai,ai,ai!


Ainda em outubro, o Dia do Professor. É também o dia dedicado a Santa Teresa de Ávila, religiosa, educadora, escritora, reformadora do Carmelo, fundadora, grande mística ... que mulher! Sou fã de carteirinha. Vale a pena conhecer sua vida. Conhecer Ávila e lá voltar algumas vezes fez grande diferença na minha vida - mais um retalho da minha existência.
No segundo domingo de outubro tem o Círio de Nazaré, maior manifestação católica do Brasil. Minha família materna é paraense; uma das minhas recordações de menina era ver o prazer estampado no rosto da mamãe quando recebia encomenda de açaí (morávamos no Rio), prazer que crescia quando ela colocava a colher cheia de açaí misturado com farinha. Ai, que saudade!

Vai aí o mês de outubro no livro de orações Les très riches heures do Duque de Berry:


Outubro: mês dos cultivos (ao fundo, o Louvre)
 Estamos chegando ao fim do ano. Vamos começar a preparar o Natal?
Até que nem elucubrei muito, não é?
(por Cecilia)

2 comentários:

Unknown disse...

Bem, não é novidade por que já disse outras vezes: adoro o post sobre os meses! lol Fico meio ansiosa, esperando por eles! O mês de outubro é especial por que vêm com o dia dedicados a nós, professores, não é mesmo? Um beijo a você e a Helena, já antecipando os parabéns pelo 15 de Outubro.

Laély disse...

Esse filme, A Conquista do Paraíso, é um dos melhores que já vi! Depardieu estava ótimo e a trilha do Vangelis, maravilhosa!