sábado, 1 de março de 2014

Rio de Janeiro que eu sempre hei de amar ...

Um pouco de História: Primeiro de março de 1565 - Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O nome São Sebastião foi uma homenagem ao então rei de Portugal, D. Sebastião. 
No quadro abaixo, o pintor carioca Firmino Monteiro (1855- 1888) nos dá sua visão de como teria sido a cerimônia da fundação da cidade. 


O quadro faz parte do acervo do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ali pertinho do Theatro Municipal, na Cinelândia.
Pouca gente sabe, mas os restos mortais do  fundador da Cidade Maravilhosa estão na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, próximo ao altar-mor. Na mesma igreja está a pedra fundamental da cidade e também a imagem primitiva do padroeiro São Sebastião, trazida de Portugal no século XVI.

"Aqui jaz Estácio de Saa, 1o Capitam e Conquistador desta terra cidade, e a campa mandou fazer Salvador Correa de Saa, seu primo, 2o Capitam e Governador, com suas armas e essa Capela acabou o ano de 1583."
O bairro do Estácio tem esse nome em homenagem ao fundador Estácio de Sá. Copio da Wikipédia: "O bairro possui grande importância cultural por estar associado às origens do samba. Foi cantado nos versos de Noel Rosa e de outros compositores de primeira grandeza da música popular brasileira.  É conhecido como o "Berço do Samba", por ter visto nascer a Primeira Escola de Samba, em 1928, a Deixa Falar, fundada por Ismael Silva. Abriga a Escola de Samba Estácio de Sá, campeã do carnaval carioca em onze ocasiões entre 1965 e 2006".
Essas são histórias do meu Rio ...

(por Cecilia)

Nenhum comentário: